O câncer de pele é o mais comum entre os casos de tumor no Brasil. E o paranaense típico – de pele clara, que vive da agricultura, exposto ao sol desde criança – tem mais chance de desenvolver a doença. Saiba quais os cuidados necessários.
O último mês do ano chega com um alerta para o câncer de pele, no Dezembro Laranja. Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, que é a doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 30% dos casos de todos os tumores malignos registrado no Brasil são de câncer de pele. E quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.
Neste ano, o tema escolhido para o Dezembro Laranja enfatiza que os cuidados devem começar na infância, como explica a dermatologista Ana Carolina Nogueira, do Centro de Oncologia do Paraná.
SONORA
De acordo com a médica, o paranaense deve ter atenção redobrada, já que grande parte da população tem pele clara, devido à imigração europeia, e trabalha na agricultura, que exige muita exposição ao sol.
SONORA
A dermatologista explica qual a maneira correta de ter proteção ao usar o filtro solar.
SONORA
O câncer de pele é dividido em dois principais tipos: o mais agressivo, porém menos comum, que é o câncer melanoma; e o câncer não melanoma. Para identificar, é preciso estar atento aos sinais.
SONORA
Repórter Juliana Sartori.