No Paraná não faltam lugares em meio à natureza, seja um bom lugar pra ler um livro, caminhar, para aproveitar a praia ou apenas fazer um piquenique com a família; aproveitar e cuidar da natureza, é a conscientização trazida pelo Dia Mundial do Meio ambiente, celebrado em 5 de junho.
Por Fernanda Nardo
SONORA
Esse é o depoimento da Cleuza dos Santos, que trabalha em serviços gerais, e que utiliza suas folgas e fim de semana pra estar perto da natureza. Mas para aproveitar o que a natureza tem de bom é preciso cuidar dela. Nesta segunda (05) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e a data busca chamar a atenção para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. O Paraná, por exemplo, é líder nacional em sustentabilidade ambiental no Ranking de Competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Pública. O Estado aparece como 1º lugar nesse quesito e 4º colocado na classificação geral, no ultimo levantamento feito, que tem como base o ano de 2021. Já a capital, Curitiba, é uma das cidades mais arborizadas do país e, nos últimos dois anos, rankings nacionais e internacionais apontam a capital paranaense como uma das dez cidades mais verdes do mundo. E é assim, que a empresária Flavia Piemontez vê a cidade.
SONORA
Já nos Campos Gerais, por exemplo, temos áreas verdes de preservação, cânions e cachoeiras. Para o radialista, Jomar Valença, essa é uma das belezas que ele gosta de curtir com a família.
SONORA
Também tem o Litoral do Paraná com suas 125 praias e balneários com areias brancas, águas mornas e limpas. Destinos na temperatura certa para a diversão, perfeitos para quem curte o sossego. As mais de 50 ilhas são um caso à parte, verdadeiros paraísos com natureza preservada. Para a massoterapeuta, Fabiola Barvik Guttoski, estar nas praias do Paraná é um momento de conexão com a natureza.
SONORA
O Paraná tem muitos lugares lindos. Aproveitar a natureza é um privilégio para todos, mas é preciso lembrar a importância de preservar os recursos naturais, por isso, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais.