
Nesta quinta-feira (27), é comemorado o Dia do Motociclista. Mulheres aumentaram sua presença como pilotos.
Por Marinna Prota
De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o número de pessoas com carteira de motorista aptos a pilotar uma moto no Paraná subiu de 1.875 milhão em 2013, para 2.679 milhões em 2022. Um salto de 42,9%. Dessa galera que resolveu andar sobre duas rodas, uma parcela ainda pequena é composta por mulheres.
De acordo com o Detran-PR, 654.883 habilitações para motocicletas no estado pertencem ao público feminino. Os números, não mentem, elas estão cada vez mais pelas ruas. E foi em busca de incentivar aquelas que gostariam de assumir o controle das motos, que a empresária Bruna Wladyka criou o movimento #ElasPilotam.
A hoje piloto de flattrack e representante de diversas marcas, começou na garupa e em 2018 resolveu pular para o banco da frente e assumir a direção.
SONORA
De acordo com Bruna, o preconceito ainda é visível no universo motociclista, e ela enfrenta essa realidade todos os dias apenas por ser mulher.
SONORA
A jovem utiliza suas redes sociais de forma educativa e motivacional, compartilhando seu dia a dia, viagens e experiências no mundo das motos. Além disso, ela dá voz a outras mulheres, contando suas histórias e mostrando que é possível superar preconceitos e quebrar barreiras.
SONORA