
Uma pesquisa mostra que rir pode ser o melhor remédio. Dia 18 de janeiro é considerado o Dia Internacional do Riso!
Por Marinna Prota
O Dia Internacional do Riso não deixa dúvidas, rir é um dos remédios mais prazerosos de se provar. Aliás, uma boa gargalhada pode ajudar a anestesiar a dor ou aliviar desconforto. E não sou eu que estou dizendo isso. Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, comprova a popular frase que garante: o riso é o melhor remédio.
Durante o levantamento de dados, os cientistas analisaram primeiro os limiares de dor dos voluntários. Quanto mais alto o limiar, menor é a sensação de dor que a pessoa sente ao rir.
Mas atenção, foi preciso que os pacientes dessem boas gargalhadas para o resultado ser efetivo. Com isso, 10% deles apresentaram melhora na condição de dor.
Assistindo isso na prática, dentro do hospital, a médica clínica no Hospital Universitário Cajuru, Larissa Hermann, aponta que o riso funciona em diversos tipos de procedimentos.
SONORA
Para provocar a gargalhada, o Hospital Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat vão promover atividades com a prática da Yoga do Riso. Paulo Barddal, embaixador do lema no Brasil, explica o que eles pretendem abordar nessa ação.
SONORA
E você, já tomou a sua dose de remédio do riso hoje?