
O diabetes tipo 1, doença autoimune, que surge tanto em adultos quanto em crianças poderá ganhar o “status” de deficiência para fins legais.
Por Marinna Prota
Em dezembro o Senado discute uma importante pauta sobre a equiparação do diabetes mellitus tipo 1 a uma deficiência. O projeto de lei teria efeitos legais para que quem tem esta doença siga as mesmas regras já previstas para pessoas com deficiência, conforme estabelecido pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Segundo o médico endocrinologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, André Vianna, essa mudança de entendimento trará ganhos substanciais para quem convive com a doença.
SONORA
No Brasil, entre as pessoas com diabetes, estima-se que de 5% a 10% tenham a do tipo 1. A mudança na legislação deve interferir na operação também do executivo, com a inclusão de políticas públicas benefícios para esta parcela da população.
SONORA
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes tipo 1 é tratado com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue.