Diabéticos precisam ficar atentos para doenças cardiovasculares. Entenda o alerta na reportagem.
Diabetes é um grupo de doenças que causam uma taxa elevada de açúcar no sangue. Quando a glicose está alta, as células beta, localizadas no pâncreas, aumentam a produção de insulina e regulam a quantidade na corrente sanguínea.
As forma mais comum é a diabetes tipo 2 que aparece quando o corpo não consegue usar a insulina que produz e tem forte influência dos hábitos de saúde do paciente.
Segundo o cardiologista Rubens Zenóbio, a incidência da diabetes está aumentando.
SONORA
A diabetes provoca lesão nos vasos sanguíneos e, com isso, uma redução no calibre das artérias do corpo todo, principalmente no coração, no cérebro, na aorta e membros inferiores, levando à diminuição do fluxo de sangue. Por isso a diabetes vem muitas vezes acompanhada de doenças cardiovasculares e cerca de 80% dos pacientes com diabetes tipo 2 morrem por conta disso, segundo a Federação Internacional de Diabetes.
SONORA
A diabetes é uma doença que, na maioria das vezes, se apresenta de forma assintomática, ou seja, silenciosa, e por isso é importante fazer acompanhamento médico e ter hábitos de vida saudáveis.
SONORA
Juliana Sartori