Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Diante de ‘colapso iminente’ nos hospitais, novas medidas restritivas devem ser aplicadas no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 23/02/2021 às 09:00.

• Diante de ‘colapso iminente’ nos hospitais, novas medidas restritivas devem ser aplicadas no Paraná
• Após suspender concurso da Polícia Civil, UFPR adia vestibular
• Educação como atividade essencial é aprovada pelos deputados do Paraná

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias (COM TRILHA)

Giro de Notícias (SEM TRILHA)


O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse nesta segunda, em entrevista à imprensa, que o Paraná vive o momento mais crítico da pandemia de Covid. Segundo ele, o Estado está em colapso iminente no sistema de saúde. O Paraná bateu um novo recorde de internações relacionadas à pandemia de Covid-19, de acordo com o boletim mais recente da Secretaria de Estado da Saúde. São 3.165 pessoas hospitalizadas com suspeita ou diagnóstico da doença na rede pública e privada de saúde do Estado. O boletim indica ainda taxa de ocupação de 92% nas Unidades de Terapia Intensiva para adultos no SUS. Preto antecipou que o governo do Paraná deve editar um novo decreto com novas medidas restritivas. Entre as medidas previstas, estão o aumento do período de toque de recolher e proibição de consumo de bebidas alcóolicas e a suspensão das cirurgias eletivas.

 

As provas da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), programadas para o próximo domingo, foram adiadas. A decisão foi tomada nesta segunda-feira. O adiamento começou a ser discutido ainda no domingo, quando o Núcleo de Concursos da Federal suspendeu repentinamente as provas do concurso da Polícia Civil do Paraná. De acordo com nota divulgada pelo Núcleo, nova data do ensalamento dos candidatos deve divulgada até quarta-feira pelo site e aplicativo da Universidade. O Núcleo garante ainda que a data provável para divulgação do resultado final do vestibular será mantida conforme estabelecida anteriormente no edital, como sendo o dia 4 de junho de 2021.

 

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em redação final o projeto de lei do Poder Executivo que prevê a educação como atividade essencial em todo estado. A proposta foi aprovada em plenário com 45 votos favoráveis e seis contrários. O Governo do Paraná aponta que serão consideradas essenciais as atividades educacionais nas unidades de ensino públicas e privadas, sendo que apenas o Executivo poderá restringir esses serviços. Agora a proposta segue para a sanção do governador do Paraná, Ratinho Junior, que deve tornar lei o projeto ainda nesta semana.