O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, em coletiva com jornalistas falou sobre a programação do principal fórum de cooperação econômica internacional que acontece nesta semana na terra das Cataratas
Repórter Juliana Sartori
Lideranças de vários países participam nesta semana dos encontros do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20, em Foz do Iguaçu. O evento é organizado pelos ministérios de Minas e Energia e de Relações Exteriores, com apoio da Itaipu Binacional. Além dos encontros ministeriais, vários eventos paralelos acontecem ao longo da semana, no âmbito do G20. Foz do Iguaçu é A primeira cidade que sedia reuniões ministeriais do G20 sem ser uma capital. Ao todo, durante o ano, mais de 100 reuniões terão sido realizadas em diversas cidades do País. O encerramento desse ciclo de encontros será a reunião da cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro, e contará com a presença dos chefes de Estado dos países-membros.
Na cidade do oeste paranaense, a reunião tem como foco a questão da transição energética, uma das bandeiras da presidência do Brasil no fórum. A Itaipu Binacional, como uma das referências mundiais no tema, faz parte dos debates deste evento. Entre terça e quinta-feira, as reuniões vão abordar temas como transição energética, descarbonização no setor alimentício e a participação feminina nessas discussões. Já na sexta-feira, último dia de fórum em Foz do Iguaçu, um encontro ministerial vai reunir todas as informações, sugestões e soluções discutidas na semana.
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, em reunião coletiva com jornalistas na manhã desta segunda-feira, falou sobre a programação nesta semana na terra das Cataratas e sobre a transição energética, que faz parte de um processo gradual para substituir as fontes de energia prejudiciais ao meio ambiente, como o petróleo, por fontes mais sustentáveis.
SONORA
O diretor destacou a importância da realização do evento, que coloca a Itaipu mais do que uma protagonista na questão da transição energética.
SONORA
O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional. O grupo formado por 19 países, além da União Africana e a União Europeia, conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.