Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Dispositivo eletrônico impede adulteração de leite

Por Redação. Publicado em 19/04/2019 às 09:00.

Nos últimos anos vários escândalos envolvendo leite adulterado ocorreram no País. Uma empresa de Foz do Iguaçu desenvolveu uma solução para o problema. Quem tem mais informações é o jornalista Vacy Álvaro.

 

Empresa de Foz do Iguaçu desenvolve dispositivo para rastrear o leite

Os problemas relacionados a  leite adulterado podem estar com os dias contados no que depender de uma empresa de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. A Neue Technologie, incubada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), está desenvolvendo um dispositivo eletrônico que tem como objetivo assegurar que o leite chegue ao destino em quantidade e qualidade ideais para comercialização e consumo.

A tecnologia foi idealizada a partir das necessidades levantadas com empresas da região Oeste do Paraná, que detém 22,5% da produção de leite do Estado, e buscam nas inovações tecnológicas novas formas de certificar que o produto seja transportado em segurança e sem qualquer tipo de intervenção não programada durante o trajeto.

De acordo com o gestor de processos da empresa e engenheiro agrônomo, Aécio Flávio de Paula Filho, entre os principais problemas identificados no setor estão os casos de adulteração físico-química do leite a partir da adição de conteúdos não autorizados como água, ureia, soda cáustica, bicarbonato de sódio e outros componentes químicos prejudiciais à saúde. A legislação brasileira não permite que sejam adicionadas substâncias ao leite do momento da ordenha até a chegada na indústria.

Com a utilização do dispositivo, o processo de rastreabilidade da matéria-prima inicia com a coleta de amostras na propriedade rural e segue até o caminhão transportador. São realizadas medições de volume, além de armazenar amostras para outros tipos de análises. Os dados são transmitidos em tempo real e podem ser analisados tanto pelo produtor quanto pelo destinatário. Além disso, durante o deslocamento é possível realizar o acompanhamento de todo o percurso.

O instrumento é o único no Brasil desenvolvido com tecnologia nacional e adaptado à realidade do País, uma vez que produtos similares são importados, focados na prevenção de roubos de cargas e possuem valor considerável para aquisição.