
Em dois meses, Disque Defensoria 129 ultrapassa mil atendimentos e alcança quase 80% de aprovação. Por meio do canal, os cidadãos podem obter informações sobre a assistência jurídica gratuita, verificar a documentação necessária e agendar o atendimento mais adequado ao caso
Por Flávia Consoli
Em dois meses de funcionamento, o Disque Defensoria 129 já realizou mais de mil atendimentos, oferecendo um canal direto para que a população possa tirar dúvidas sobre o primeiro atendimento jurídico na Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). O serviço, que funciona por meio de uma ligação gratuita, recebeu aprovação de 78,6% dos usuários que responderam à pesquisa de satisfação. A defensora pública Beatriz Demeterco, coordenadora da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), destaca que o principal objetivo do canal é otimizar o tempo dos cidadãos, evitando deslocamentos desnecessários até as sedes da DPE-PR.
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Por meio do canal, os cidadãos podem obter informações sobre a assistência jurídica gratuita, verificar a documentação necessária e agendar o atendimento pelo sistema Luna ou diretamente na sede da Defensoria mais adequada ao caso. Essa organização prévia também tem contribuído para a melhoria do atendimento presencial nas unidades da DPE-PR. O Disque Defensoria 129 está disponível de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h, exceto feriados. Durante este período, o cidadão pode ligar gratuitamente para obter orientação jurídica. Para quem precisa de assistência legal, a defensora Beatriz reforça que basta discar 129 e garantir o acesso a um direito fundamental de forma simples e rápida.
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Nos atendimentos, é explicado aos usuários como buscar atendimento virtual e também em quais locais, dias e horários são realizados atendimentos presenciais.