Esta é a terceira alta consecutiva no endividamento das famílias paranaenses, já o número de inadimplentes apresenta redução.
Por Marinna Prota
O endividamento atingiu 94,7% das famílias paranaenses em junho. Essa é a terceira alta consecutiva, e ainda mantém o estado acima da média nacional de 78,5%. Os números são de uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
O Paraná está na segunda posição entre os estados com mais devedores. Por outro lado, a taxa de inadimplência caiu de 19,3% em maio para 17,1% em junho. O número de famílias sem condições de quitar seus débitos também diminuiu, passando de 5,7% em maio para 4,8% em junho.
O especialista em finanças, Jeferson Vinhas Ferreira, explica a diferença entre inadimplência e endividados.
SONORA
Segundo Jeferson, esses dados são positivos.
SONORA
A pesquisa revela ainda que são os paranaenses com maiores rendimentos que apresentam maior endividamento. O cartão de crédito é apontado como o principal motivo, representando um total de 84,5% dos endividados em junho. De acordo com a professora de Economia da UniCuritiba, Patrícia Tendolini, a conjuntura econômica preocupa.
SONORA
Por conta dos juros altos, as dívidas relacionadas a financiamentos imobiliários caíram de 8,3% para 6,5%, assim como as dívidas para a compra de veículos, que passaram de 7,5% em maio para 5,8% em junho, o que demonstra que o público tem conseguido menos crédito para este tipo de fim.