Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Documentos de registro e transferência de veículo agora são digitais

Por Jornalismo. Publicado em 06/01/2021 às 09:37.

Documentos de registro e transferência de veículo agora são digitais// Instituto Federal do Paraná abre inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos presenciais de nível médio///

As informações com com Fernanda Makino.

Com o objetivo de unificar todas as informações sobre veículos em um único documento, o Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, determinou o fim do Certificado de Registro de Veículo impresso em papel-moeda. A partir de agora o documento passa a ser digital. Com a medida, os dados sobre a propriedade e sobre o licenciamento do veículo ficam reunidos no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital. A mudança foi definida na Resolução do Contran e vale para todo o Brasil. O antigo Documento Único de Transferência se desvincula do CRV e se transforma na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo. A medida vale para veículos registrados a partir desta semana. Os documentos expedidos anteriormente, impressos em papel-moeda verde, continuam valendo. O CRLV-e vai estar disponível em formato digital, no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, pelo celular, no portal do Denatran ou por meio dos canais de atendimento do Detran Paraná. O proprietário também pode imprimir o documento em papel A4 comum, branco, que terá o QR Code de segurança, válido para fiscalização.

O Instituto Federal do Paraná está com as inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos técnicos presenciais de nível médio. Os candidatos podem ser inscrever pelo site até 8 de fevereiro, A taxa de inscrição custa R$ 25. De acordo com a instituição, a seleção será realizada por sorteio público, entre 1° e 3 de março. Das 3.015 vagas ofertadas em todo o estado, 80% são destinadas para candidatos que concorrem por políticas de inclusão social e 20% à ampla concorrência. As vagas são ofertadas em 25 cidades do Paraná. Mais informações em ifpr.edu.br.