Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Doença de Parkinson traz outros distúrbios além dos tremores

Por Jornalismo. Publicado em 09/04/2021 às 09:00.

Neste domingo é Dia Mundial do combate à Doença de Parkinson. Mas além das alterações motoras o Parkinson pode afetar outros aspectos da saúde, como a respiração e o humor.

 

 

A Doença de Parkinson costuma aparecer a partir dos 55 anos, e sua incidência aumenta quanto maior a faixa etária. A causa dessa patologia é a morte de células do cérebro na região responsável pela produção de dopamina, substância que controla o movimento e outras funções. Tremores, rigidez muscular e lentidão de movimentos são os sintomas mais conhecidos e que geralmente levam ao diagnóstico, apesar disso o paciente que sofre da doença costuma apresentar outros quadros que geralmente não ganham a devida atenção, como explica a Dra Marcela Cordellini,  neurologista do Hospital INC e especialista em Doença de Parkinson.

SONORA

Outros sintomas que podem estar associados ao Parkinson são distúrbios da fala, dificuldade para engolir, depressão, dores, tontura e distúrbios do sono, respiratórios, urinários. O Parkinson é uma doença progressiva, sem causa conhecida, por isso ainda há poucos indicadores de como se prevenir contra ela, segundo Marcela.

SONORA

Movimentos levemente mais lentos e pequenos tremores nas extremidades das mãos, às vezes notados apenas por familiares e amigos podem já ser indícios de Parkinson. A diminuição do tamanho da letra ao escrever também é uma característica dessa enfermidade. Caso note algum destes indícios é importante buscar ajuda médica na sequência. Como a doença é progressiva, atrasos no início do tratamento podem significar uma qualidade de vida menor no futuro.  

SONORA

Outras recomendações são manter a cabeça funcionando, ler, acompanhar as notícias. Prestar atenção a perda da expressão facial e diminuição da frequência do piscar dos olhos. Se você quiser saber mais sobre essa doença ou tirar dúvidas, o Hospital INC fará uma live neste domingo, Dia mundial de conscientização sobre a Doença de Parkinson às 10h. O evento será interativo e os internautas podem enviar perguntas que vão ser respondidas pela Dra. Marcela Cordellini ao vivo. O acesso é gratuito pelo  canal do Hospital INC no Youtube. 

 

Amanda Yargas