Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Doenças cardiovasculares matam oito vezes mais mulheres do que câncer de mama

Por Comunicação. Publicado em 14/03/2023 às 12:15.

Conforme OMS, 8,5 milhões de mulheres morrem em decorrência de problemas cardiovasculares todos os anos.

Por Fernanda Nardo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos 8,5 milhões de mulheres morrem em decorrência de problemas cardiovasculares, o que representa 23 mil óbitos por dia ou uma taxa oito vezes maior do que morte de mulheres por câncer de mama. Conforme levantamento da Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as mulheres morrem mais de AVC – Acidente Vascular Cerebral, comumente conhecido por derrame, também são elas que mais apresentam infarto e também relatam mais ter hipertensão arterial. Conforme a cardiologista do Hospital São Vicente, Janaína Andreatta Bernardi Barea, as mulheres têm características peculiares, especialmente quando entram na menopausa, e apresentam sintomas atípicos de infarto.

SONORA

A médica lembra que as doenças cardiovasculares, muitas vezes, são silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas, dessa forma, tanto mulheres quanto homens precisam ficar atentos e fazer consultas regulares a partir dos 35 anos.

SONORA

Ela pontua que o tratamento das doenças cardiovasculares vai além do medicamentoso e de procedimentos cirúrgicos. E que a prevenção é o melhor caminho.

SONORA