Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Doenças do coração são responsáveis por 23,4% das mortes no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 28/09/2023 às 13:27.

Doenças do coração são responsáveis por 23,4% das mortes no Paraná.//
Caso raro: gêmeos nascem unidos por osso da coluna no Paraná.//
Vereador de Pinhais, na RMC, é condenado por “rachadinha”.//

Com Jomar Valença

As doenças do coração são responsáveis por 23,4% das mortes no Paraná, o que corresponde a mais de 20 mil óbitos por ano. Entre 2018 e 2022, 433 mil mortes foram registradas no estado. Desse total, pelo menos 101 mil tiveram relação com problemas do coração. Os números do Ministério da Saúde, servem para destacar a importância da prevenção e conscientização sobre doenças cardiovasculares. Nesta sexta-feira (29 de setembro), celebra-se o Dia Mundial do Coração.
**
Gêmeos siameses nasceram nesta quarta-feira (27) no Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Segundo a instituição, os dois estão unidos pelo sacro, um osso em formato de triângulo localizado na base da coluna vertebral. Os médicos monitoram quadro para avaliar possibilidade de cirurgia de separação. O caso é considerado raro, segundo os médicos.
**
A Justiça do Paraná condenou o vereador Joãozinho Ribeiro (MDB), de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a oito anos e seis meses de prisão em regime fechado pelo crime de concussão, conhecido como esquema de “rachadinha”, quando exige para si vantagem indevida. Conforme a Justiça, Joãozinho Ribeiro (MDB) e familiares, sua esposa e filho, se apropriavam de salários de assessores. Ainda cabe recurso da decisão. O parlamentou negou o crime e disse que pedirá a anulação do julgamento.