Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Doenças raras podem ter notificação obrigatória no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 23/08/2022 às 07:44.

Doenças raras podem ter notificação obrigatória no Paraná.//

Prefeito de Itaperuçu volta às atividades depois de recuperação de atropelamento.//

Vazamento de Gasolina deixou BR-376 fechada por 9 horas no entorno de Curitiba.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


A notificação obrigatória de casos suspeitos ou confirmados de pessoas com doenças raras no Sistema Único de Saúde (SUS) foi aprovada em primeira discussão pelos deputados estaduais. De acordo com a proposta, a notificação possibilita o monitoramento adequado de pessoas com doenças raras, que têm índices de mortalidade geralmente altos e a implementação de políticas públicas para esta população no Paraná.

O prefeito de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, Neneu Artigas, voltou ao trabalho nesta segunda-feira (22). Ele esteve em recuperação de ferimentos causados por um atropelamento quando comemorava a vitória do título estadual do Coritiba. Neneu ficou internado 25 dias, com afastamento total de 147 dias. O empresário condutor do veículo é réu por tentativa de homicídio duplamente qualificado.

O tombamento de uma carreta que transportava gasolina causou o fechamento de um trecho da BR-376, no Contorno Sul de Curitiba nesta segunda-feira. O bloqueio foi feito nos dois sentidos por conta do risco de explosão e incêndio e durou cerca de 9 horas. O atendimento da ocorrência teve de ser feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com auxílio dos bombeiros. A interdição da pista atrapalhou o tráfego de veículos entre cidades da região metropolitana e chegou a causar uma fila de mais de 10 km em um dos sentidos.