
Plataforma chamada “Busca Ativa Escolar” pode auxiliar municípios e estados a identificar os motivos da evasão escolar.
Por Fernanda Nardo
Dois em cada dez estudantes corriam o risco de abandonar a escola, é o que concluiu uma pesquisa feita em dezembro de 2021. Entre os motivos estão: a perda de interesse pelos estudos; o fato de não ter conseguido acompanhar as atividades e não se sentir acolhido. O tema foi discutido nesta semana pela Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia, do Senado Federal. A representante do Unicef, Mônica Pinto, defendeu que é preciso que a comunidade escolar faça um diagnóstico das habilidades e competências estruturantes que não foram desenvolvidas durante a pandemia, ainda que elas não sejam ensinadas neste primeiro momento.
SONORA
Para o presidente da subcomissão, senador Flávio Arns, do Podemos do Paraná, é preciso encontrar novas formar de estimular os alunos a permanecerem na escola.
SONORA
A representante do Unicef apresentou, ainda, uma plataforma chamada “Busca Ativa Escolar”, que auxilia municípios e estados a identificar os motivos da evasão escolar. Mais de 3.200 cidades já aderiram à plataforma, que funciona em um regime de colaboração entre assistência social, saúde e educação.