Dona de casa é a 5ª ocupação mais declarada por candidatos nestas eleições. Especialista analisa que a tendência reflete a busca e ocupação feminina por representatividade dentro da política.
Nas eleições 2020 as ocupações que aparecem com mais frequência nos registros estão agricultor, servidor público municipal, empresário e comerciante. A quinta colocada é a ocupação de dona de casa, com 22mil 326 candidatos em todo o Brasil, o que corresponde a 4,14% do total. Aqui no Paraná, mil679 candidatas se declararam donas de casa. 4 delas concorrem ao cargo de prefeita e 9 ao de vice.
Segundo a advogada especialista em Direito Eleitoral Juliana Bertholdi, e pesquisadora na área de Direitos Humanos, Justiça e Democracia, este quadro reflete um aumento da inserção feminina nos espaços políticos.
SONORA
Ela acredita que as candidaturas das donas de casa vêm para dar voz a parte do eleitorado que sempre foi deixado de lado, além de mostrar a pluralidade das mulheres.
SONORA
No Paraná há ainda mais 6 homens que concorrem ao cargo de vereador que declararam a ocupação de dona de casa. A especialista avalia este cenário.
SONORA
Amanda Yargas