Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Economia no consumo de água na Região de Curitiba cai para 13,4% em novembro

Por Jornalismo. Publicado em 01/12/2020 às 09:55.

Economia no consumo de água na Região de Curitiba cai para 13,4% em novembro. // Projeto de lei que regulamenta serviços online de cartórios é aprovado na Assembleia.// Jair Bolsonaro visita Foz do Iguaçu pela quarta vez nesta terça-feira./// As informações com Anderson Luis.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

 

 

Os moradores da Região Metropolitana de Curitiba saíram da meta de redução de consumo em novembro. A Meta20, de redução de 20% no consumo de água, que foi atingida em outubro, caiu para 13,48% segundo levantamento da Sanepar. Desde outubro o nível dos reservatórios subiu três pontos, mas o consumo residencial teve um aumento de 8%, o que anulou todo esforço conquistado. Isto significa que mais de 500 milhões de litros de água deixaram de ser economizados. De acordo com a Sanepar, a previsão ainda é de chuvas abaixo da média até o primeiro trimestre do ano que vem. O aumento do consumo residencial deixa a Sanepar em alerta diante da possibilidade em aplicar um rodízio mais severo.

 

Um projeto de lei que regulamenta os serviços de centrais eletrônicas ofertados pelos cartórios extrajudiciais do Paraná foi aprovado durante sessão plenária online da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Com isso, é permitido o atendimento online à população. Além da regulamentação, o texto aprovado pelos deputados também permite uma cobrança além dos custos dos serviços online, como por exemplo: matrícula de imóvel, certidão negativa, protesto de dívida, pesquisa de bens e busca de testamento. Segundo o projeto aprovado, esses serviços têm o mesmo preço online ou presencialmente. O texto também estabelece um teto, que não pode passar de meia unidade padrão fiscal – o equivalente a cerca de R$ 50.

 

Os presidentes do Brasil e Paraguai têm encontro em Foz do Iguaçu nesta terça-feira, a partir das 9h30. Bolsonaro vai ver de perto o andamento da segunda ponte, com mais de 40% das obras já executadas. A previsão é que em maio de 2022 ela seja inaugurada. A recepção será feita pelo diretor-geral brasileiro da usina de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. A comitiva do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, vai aguardar a chegada da comitiva presidencial no Aeroporto de Foz. Esta será a quarta visita de Bolsonaro à fronteira e a sexta ao Paraná durante o exercício de seu mandato.