Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Eduardo Pimentel vence em Curitiba; Elizabeth Schmidt, em Ponta Grossa; e Tiago Amaral, em Londrina

Por Redação. Publicado em 27/10/2024 às 18:22.

As três cidades paranaenses que tiveram segundo turno já definiram os novos prefeitos. 

Por Juliana Sartori

Os curitibanos escolheram com mais de 57% dos votos válidos, Eduardo Pimentel (PSD) para ser o novo prefeito de Curitiba. A segunda colocada, Cristina Graeml (PMB) teve cerca de 42% dos votos. O atual vice-prefeito da cidade, a partir de 2025 vai ter como vice o ex-deputado federal, Paulo Martins (PL). O resultado das eleições 2024 em Curitiba é bem próximo do que apontaram as pesquisas divulgadas no sábado, que previam que Eduardo Pimentel teria cerca de 12 pontos a frente de Cristina. As eleições de 2024 em Curitiba estão entre as mais acirradas da história da capital paranaense.

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, quem se reelegeu no segundo turno das Eleições Municipais 2024 foi Elizabeth Schmidt(União). A informação foi confirmada pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das seis horas da tarde deste domingo, quando a candidata somava quase 54% dos votos válidos. O Pastor Moisés Faria (MDB) será o vice-prefeito de Elizabeth na gestão de 2025 a 2028. A chapa eleita fez parte da coligação “A Força da Verdade”, composta por União Brasil e MDB.

Em Londrina, quem venceu o pleito neste domingo foi o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), após atingir a maioria dos votos válidos nas urnas eletrônicas neste domingo. Ele derrotou a candidata Professora Maria Tereza (PP) no segundo turno das eleições municipais , com pouco mais de 56% dos votos válidos. O novo prefeito assume a cadeira que será deixada por Marcelo Belinati (PP) a partir de 1º de janeiro de 2025 ao lado do seu candidato a vice-prefeito, Junior Santos Rosa (PL)