
Especialista destaca a importância da orientação financeira para evitar armadilhas do crédito
Por Marinna Prota
Os paranaenses iniciaram o ano de 2024 com a permanência na liderança do ranking de mais endividados do país. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), em janeiro deste ano, 91,1% das famílias do estado possuíam algum tipo de dívida.
Apesar dos números não estarem relacionados à falta de pagamento das contas, eles alertam para a necessidade de uma estratégia adequada para o uso do crédito.
Andrews Maia Pereira, especialista em finanças, destaca a importância da utilização consciente do crédito, abordando não apenas o cartão, mas diversas fontes disponíveis no mercado.
SONORA
Maia ainda sugere que o governo, instituições financeiras e influenciadores promovam a disseminação de informações financeiras, visando construir uma cultura financeira mais sólida no país.
SONORA
Mas apesar das ferramentas de crédito serem úteis, elas também podem se tornar armadilhas se não forem utilizadas com discernimento.
SONORA
Para quem não sabe por onde começar e como realizar um diagnóstico adequado da sua situação financeira, a dica é buscar ajuda de um profissional.
SONORA