Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Educação pública ganha ferramenta online para matrículas

Por Jornalismo. Publicado em 18/05/2020 às 16:55.

Matrículas e transferências de alunos em colégios da rede pública estadual agora ganharam um formato virtual. A ideia é evitar aglomerações nas secretarias das escolas durante o isolamento social.

 

 

 

 

 

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) lançou um novo modelo de transferência e matrícula de alunos na rede estadual de ensino devido à pandemia da Covid-19.

Antes, os pais precisavam ir ao estabelecimento de ensino de interesse, pedir uma declaração de existência de vaga e depois ir à escola atual para pedir a transferência. No caso de um estudante que nunca havia estudado na rede pública, era preciso trazer uma série de documentos para realizar o cadastro no sistema do estado na secretaria da escola.

Agora a maior parte deste processo vai ser feita online, como explica a diretora de Planejamento e Gestão Escolar da Seed, Adriana Kampa.

ÁUDIO

O sistema de ensino público do Paraná é dividido em 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) e cada um deles possui um link próprio para a matrícula dos alunos. O responsável deve acessar a página da Secretaria de Estado de Educação (educacao.pr.gov.br) e clicar no banner do alto da página: Como fazer matrícula em tempo de coronavírus. Nessa página estão disponíveis os links por NRE. A orientação da Seed é que os pais possuam uma conta no Gmail para acessar os formulários.

Ao acessar o link da sua região, o responsável deve fornecer informações como idade, série, se possui alguma deficiência ou problema com aprendizado, entre outros. Também são coletados os dados dos pais e responsáveis e o bairro onde o estudante mora. Devem ser anexados os seguintes documentos: comprovante de endereço, carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno, histórico escolar e carteira de vacinação, e também documentos do responsável.

A declaração de vaga vai ser enviada por e-mail, o responsável deve então solicitar a transferência da escola onde o estudante estava matriculado e efetivar a matrícula na escola indicada pelo NRE. Segundo a diretora de gestão escolar, a vaga vai ser dada conforme a disponibilidade e a localização das escolas.

ÁUDIO

 

Repórter Amanda Yargas