Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Eleições 2024: Especialista analisa perfil do eleitor paranaense e como as redes sociais influenciaram o pleito

Por Redação. Publicado em 07/10/2024 às 12:54.

Rodrigo Alvarenga, professor do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), traz uma breve análise do cenário eleitoral paranaense

Por Flávia Consoli

Neste domingo 6 de outubro, os eleitores do Paraná participaram do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024. Segundo o TRE-PR, o processo eleitoral ocorreu de maneira tranquila em todo o estado. Em Curitiba, Eduardo Pimentel (PSB) e Cristina Graeml (PMB) disputam o 2º turno no dia 27 de outubro.  No interior, também haverá segundo turno. Em Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União) e Mabel Canto (PSDB) disputam a vaga no Executivo Municipal. Renato Silva (PL) foi eleito em Cascavel, General Silva e Luna (PL) em Foz do Iguaçu, e Silvio Barros (PP) em Maringá. A Rede Aerp convidou Rodrigo Alvarenga, professor do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), para uma análise do cenário eleitoral paranaense

Professor, o eleitor paranaense é mais conservador na hora de escolher seus candidatos? Qual a característica principal aqui do nosso estado? E se essa eleição surpreendeu ou manteve a análise sobre esse perfil do eleitorado estadual

SONORA

E de que maneira as redes sociais influenciaram a percepção pública dos candidatos e, consequentemente, o resultado destas eleições?

SONORA

Após a grande polarização vivida nas últimas eleições presidenciais, ainda existem resquícios que influenciaram de alguma forma  nesse pleito municipal?

SONORA

A chegada de Cristina Graeml no segundo turno na capital, pode de alguma forma enfraquecer a imagem do Governador Ratinho Jr, que firmou apoio a Eduardo Pimentel?

SONORA

Como a escolha nessas eleições no PR pode impactar no âmbito nacional? Os resultados de 2024 influenciam as futuras eleições no Paraná e em outros estados de alguma forma?

SONORA

Com esse panorama das eleições no Paraná no 1º turno, a Rede Aerp segue acompanhando o desenrolar da disputa no segundo turno. A cobertura vai incluir boletins, reportagens especiais e entrevistas. Convidamos você a acompanhar as atualizações pelo nosso portal e também em nossas redes sociais.