Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Em Foz do Iguaçu, Ecomuseu lança quatro novas exposições

Por Redação. Publicado em 17/05/2019 às 08:40.

Quatro novas exposições estão sendo promovidas no Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Quem tem mais informações é o jornalista Vacy Álvaro.

Produção e texto Vacy Álvaro

Em Foz do Iguaçu, Ecomuseu lança quatro novas exposições

Equipamentos que monitoram a segurança da barragem da hidrelétrica, releituras de artistas renomados ambientadas no cenário da usina, fotos do cotidiano da Tríplice Fronteira e pinturas das vilas criadas para abrigar os trabalhadores da Itaipu compõem as exposições abertas ao público recentemente.

A exibição “Paraná às Margens”, do arquiteto da Itaipu Henrique Gazzola e do professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) Marcelo Marinho, reúne 27 fotografias impressas sobre tecido e traz conexões entre o cotidiano dos moradores da região que une Brasil, Paraguai e Argentina.

A exposição “Itaipu Binacional: Segurança de Barragens” mostra como a segurança da barragem da usina foi pensada, com estudos desde a formação geológica do Rio Paraná, análises para a construção da hidrelétrica no local escolhido e o monitoramento constante realizado pelos técnicos.

Instrumentos utilizados para esse acompanhamento são exibidos no espaço, que apresenta ainda os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb) do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Filha de ex-barrageiro, Lu Mizkatze é responsável pela exposição “Eletric Co. Heart”.  A artista uniu diferentes técnicas como desenho digital, optical art e fotografia para mostrar de uma forma “romântica e moderna” a história da hidrelétrica.

Já na mostra “Arte e Comunidade: Um Olhar Sobre Itaipu”, alunos do Colégio Estadual Flávio Warken trouxeram obras de artistas renomados, como Van Gogh, para dentro do cenário da usina, utilizando tintas fluorescentes que fazem alusão à energia de Itaipu. Trezentos alunos foram envolvidos em 20 dias de trabalho.

Informações sobre ingressos e horário de funcionamento estão disponíveis em www.turismoitaipu.com.br.