Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Emissões de notas fiscais aumentam 6,77% no 1º semestre de 2024 no Paraná

Por Redação. Publicado em 02/08/2024 às 14:45.

O crescimento indica um aumento no volume de transações e uma mudança nos hábitos dos consumidores, impulsionados, entre outros fatores, pelos benefícios do programa Nota Paraná.

Por Flávia Consoli

Pedir a nota fiscal após a compra tem se tornado um hábito cada vez mais comum entre os consumidores paranaenses. Prova disso é o aumento de documentos fiscais emitidos de janeiro a junho de 2024: foram 985 milhões no estado, um aumento de 6,77% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números se referem exclusivamente à Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, a mais comum no dia a dia, emitida em estabelecimentos como supermercados e farmácias. 

Esse crescimento indica não apenas um aumento nas transações comerciais, mas também uma maior conscientização da população sobre a importância de solicitar a nota fiscal, o que ajuda no combate à sonegação. O auditor fiscal da Receita Estadual, Lhugo Tanaka, destaca a importância da nota fiscal eletrônica para a modernização do sistema fiscal.

SONORA

Outro fator que contribui para essa mudança de hábito é o programa Nota Paraná, que oferece créditos e sorteios de prêmios a quem solicitar o registro do CPF na nota aqui no Paraná. Os créditos podem ser usados para abater o IPVA ou transferidos em dinheiro para a conta dos titulares. Neste primeiro semestre, o Nota Paraná devolveu pouco mais de R$ 160 milhões em créditos de ICMS aos consumidores. A adesão de MEI’s ao formato de emissão de documentos fiscais eletrônicos também contribuiu para o aumento dos números. Além disso, houve um crescimento na emissão das Notas Fiscais Eletrônicas, que documentam as operações comerciais entre empresas.