Mulheres inovaram mais que os homens durante a pandemia, explorando as plataformas online e criando novas conexões com os clientes. A reportagem é de Amanda Yargas.
A empresária Renata Pollan tem uma livraria na Cidade de Realeza, Sudoeste do Paraná. Com a pandemia, a loja física fechou, ela precisou pedir afastamento da funcionária e o faturamento chegou a quase zero. Mas ao invés de acabar com o negócio, ela encontrou novo meios de chegar aos clientes.
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E ela não está sozinha. De acordo com a última pesquisa mensal Reflexos da Pandemia, realizada pelo Sebrae, 71% das empreendedoras paranaenses investiram em vendas e na comunicação online com clientes, enquanto apenas 63% dos empreendedores do gênero masculino fazem uso destas ferramentas. Dianalu de Almeida é coordenadora estadual de empreendedorismo feminino do Sebrae/PR e analisa o resultado.
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Na avaliação da coordenadora, três fatores contribuíram para a liderança feminina.
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E há vários eventos e ações para fortalecer o empreendedorismo feminino cada vez mais.
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Amanda Yargas