
A Carta de Pedra Azul é um compilado com as principais conclusões ligadas às discussões entre secretários estaduais
Por Flávia Consoli
Tocador de áudioOs gestores públicos dos sete estados que formam o Cosud, Consórcio de Integração Sul e Sudeste, divulgaram no último final de semana a Carta de Pedra Azul, um compromisso conjunto dos governadores em relação ao meio ambiente, segurança pública e economia. A divulgação do documento marcou o encerramento do 11º encontro do Cosud, que reuniu aproximadamente 700 participantes ao longo de três dias no Parque Estadual da Pedra Azul, na região serrana do Espírito Santo.
A Carta de Pedra Azul sintetiza as principais conclusões obtidas durante as discussões realizadas por secretários estaduais e servidores públicos em 14 grupos de trabalhos temáticos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, atual presidente do Cosud, esteve no encontro, mas foi à São Paulo após o acidente aéreo é Vinhedo.
O governador foi representado no encerramento pelo procurador-geral do Estado, Luciano Borges, que destaca a importância do encontro, e cita a PEC da segurança pública que poderá ser discutida em âmbito nacional, e os estados do Sul e Sudeste também sejam incluídos nas discussões
SONORA
Os recentes desastres naturais, ligados à emergência climática global, fortaleceram a importância do meio ambiente como um dos temas centrais do Cosud. Para avançar nesse aspecto, os governadores propuseram uma abordagem integrada para a implementação de políticas públicas que reduzam os impactos das mudanças climáticas. A Carta aborda ainda a economia com destaque para preocupações sobre questões relacionadas à regulamentação da reforma tributária. A 12ª edição do encontro do Cosud está prevista para o final de novembro.