Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Endividamento cai no Paraná em agosto, mas continua alto

Por Comunicação. Publicado em 12/09/2023 às 07:00.

Endividamento cai no Paraná em agosto, mas continua alto

Paraná cria Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

STF julga dois do Paraná por participação de ataques aos prédios públicos no dia 8 de janeiro, em Brasília

As informações com Mauro Contti


Pesquisa da Fecomércio Paraná e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o número de endividados caiu no Paraná pelo terceiro mês consecutivo e chegou a 94,6% em agosto. Na comparação com o mês anterior, a queda foi de meio ponto percentual. O número de endividados do Paraná só fica atrás do Rio Grande do Sul. Segundo a Fecomércio, isso se deve, entre outros fatores, ao acesso facilitado ao crédito. Pelo menos 86,7% dos paranaenses utilizam o cartão de crédito – principal motivo do endividamento.

Os deputados estaduais aprovaram, na sessão plenária desta segunda-feira, a lei que cria o Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo, segundo o projeto do Governo Estado apresentado na Assembleia Legislativa do Paraná, é facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos financeiros destinados ao financiamento de políticas públicas que atendam as pessoas com deficiência no Paraná.

O Supremo Tribunal Federal começa a julgar, na quarta-feira, quatro ações penais de acusados de participação nos atos de 8 de janeiro que resultaram na invasão e depredação das sedes da Corte, do Congresso e do Palácio do Planalto, em Brasília. Dos quatro primeiros a serem julgados, dois são do Paraná. Moacir José dos Santos é de Cascavel e foi preso em flagrante dentro do Palácio do Planalto. Já Matheus Lima tem 24 anos e mora em Apucarana. Ele foi preso após invadir o Congresso e tentar voltar para o acampamento em frente ao Quartel do Exército portando um canivete. Gravações e mensagens enviadas por ele mesmo à esposa comprovam a participação na invasão e depredação dos prédios públicos.