O Inep autoriza o reagendamento da primeira fase do Enem para alunos em municípios atingidos pelas chuvas.
Por Marinna Prota
O Paraná tem mais de 166 mil estudantes inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira fase do teste acontece neste domingo (5) em todo o país. No entanto, em razão das chuvas que afetam dezenas de municípios no Paraná, com mais de 30 em estado de emergência, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que os estudantes afetados poderão reagendar as provas.
A decisão foi tomada após um pedido do secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda.
SONORA
De acordo com o comunicado do Inep, a oportunidade de reagendar as provas é para aqueles que enfrentaram problemas logísticos devido a desastres naturais ou que se sentiram prejudicados no Estado do Paraná. As solicitações podem ser feitas entre 13 e 17 de novembro através de uma aba específica na página do participante.
As solicitações serão analisadas individualmente, e se comprovado prejuízo, os estudantes poderão fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais a serem divulgados. A decisão do Inep não vai afetar a data oficial do Enem no Paraná, e a segunda fase deve acontecer no dia 12 de novembro.