Parte do reflexo do corte na arrecadação do estado do Paraná através da cobrança do ICMS sobre combustíveis e energia será a redução do valor da tarifa da Copel. Os paranaenses devem começar a sentir os reflexos a partir de agosto.
Por Marinna Prota
Com o anúncio da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo governo do estado, após lei sancionada pelo Governo Federal, a conta de energia elétrica vai sofrer uma redução nos valores, assim como a gasolina e o etanol.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou através de nota a imprensa que “a redução da alíquota do ICMS de 29% para 18%, determinada pelo governo resultará em uma queda de 13,4% na conta de luz”.
Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a medida deve gerar uma redução de receita ao estado na casa dos R$4 bilhões.
SONORA
Em nota, a Secretaria da Fazenda e Receita Estadual afirmou que está realizando estudos sobre os reflexos da redução do ICMS ao consumidor. E disse que “a tendência é que a mudança aconteça gradativamente de acordo com cada setor (postos, distribuidoras, empresas de comunicações e energia)”.
Já a Copel informou que “o corte no imposto é válido para o consumo de energia a partir do dia 23 de junho e os clientes devem começar a perceber essa queda de forma integral a partir do consumo de julho, com pagamento em agosto”.