Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Engorda da faixa de areia no litoral deve iniciar ainda em junho

Por Jornalismo. Publicado em 06/06/2022 às 09:03.

Engorda da faixa de areia no litoral deve iniciar ainda em junho.//

Após perseguição, polícia apreende uma tonelada de maconha na região noroeste.//

Cataratas do Iguaçu reabre passarela com vazão 7 vezes acima da média.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


A tubulação de aço que será utilizada para engorda da faixa de areia da praia de Matinhos, no litoral, começou a ser levada ao mar neste final de semana. Segundo o Governo do Estado, serão 2,6 km de tubulação no trecho marítimo para realização da dragagem, procedimento que retira sedimentos do fundo do mar e os leva para a areia da praia. Após a etapa de instalação dos tubos, que deve durar duas semanas, será iniciado o trabalho de dragagem. A previsão é que a engorda da faixa de areia comece ainda em junho.

Mais de uma tonelada de maconha foi apreendida neste domingo, em Francisco Alves, na região noroeste do Paraná, após uma perseguição a criminosos. A ação foi conduzida por agentes da Polícia Federal e do Batalhão de Polícia de Fronteira, da Polícia Militar. Segundo a polícia, durante o patrulhamento, as equipes tentaram abordar dois veículos que utilizavam dispositivo de fumaça, que causa a perda da visibilidade de quem trafega no local. Conforme o relato oficial, foram 35 quilômetros de perseguição, até que os suspeitos acessaram uma estrada rural, onde um dos envolvidos perdeu o controle e invadiu uma lavoura de milho. O outro veículo foi abandonado. Ambos fugiram em meio a mata e não foram encontrados. Na vistoria aos veículos, a polícia encontrou 1.103 quilos de maconha. Os dois veículos foram encaminhados à Polícia Federal de Guaíra.

Com vazão de água sete vezes acima da média, o Parque Nacional do Iguaçu reabriu a passarela que da acesso às cataratas neste final de semana. Por segurança, o espaço havia sido fechado temporariamente no decorrer da semana. Segundo a administração do Parque Nacional do Iguaçu, o volume de água atingiu a marca de 10 milhões de litros por segundo, quantidade sete vezes maior do que a média. Por segurança, a direção fechou temporariamente o acesso. No momento da reabertura da passarela para visitação, a vazão era de 7 milhões de litros de água por segundo.