Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ensino superior do Paraná é um dos melhores do Brasil, aponta pesquisa

Por Comunicação. Publicado em 17/04/2023 às 13:20.

Ensino superior do Paraná é um dos melhores do Brasil, aponta pesquisa.//
Curitiba começa a testar ônibus a gás natural.//
Cidades intensificam ações contra a dengue.//

Com Jomar Valença

O ensino superior do Paraná está entre os mais bem avaliados do Brasil, conforme o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Paraná está em quarto lugar entre os estados com o maior número de cursos no top 20% nacional do Conceito Preliminar de Curso (CPC), somando 149 graduações nesse estrato da avaliação, atrás apenas do Rio Grande do Sul (210 cursos), de Minas Gerais (217 cursos) e São Paulo (294 cursos). No top 20% do Índice Geral de Cursos (IGC), o Paraná ocupa a quinta posição, com 29 instituições entre as melhores classificadas. O Enade 2021 avaliou 30 tipos de cursos em diferentes áreas do conhecimento.
**
Curitiba vai começar a testar um ônibus 100% movido a gás natural a partir desta segunda-feira (17). O veículo vai rodar na linha Cabral/Portão em período de testes por 30 dias. A iniciativa do ônibus movido a gás se junta aos testes de ônibus elétricos que começaram no ano passado e fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Em comparação com o diesel, o veículo movido a gás natural pode emitir até 20% menos CO2.
**
As cidades paranaenses intensificam ações contra a dengue. Paraná tem 17,6 mil casos e 12 mortes pela doença desde agosto do ano passado. O Estado também reforça as ações para apoiar os municípios no enfrentamento à dengue, zika e chikungunya, com capacitação, liberação de recursos, abertura de leitos e envio de insumos. No entanto, o Estado reforça, que a medida mais eficaz contra essas doenças é a conscientização da população para eliminar os focos do mosquito.