
A cada quatro anos, o calendário precisa de um ajuste para que o ano se mantenha fiel ao ciclo da Terra ao redor do Sol, o chamado ano bissexto. 2020 tem um dia a mais em fevereiro e a data vira motivo de brincadeira para os aniversariantes do dia. Confira na reportagem de Amanda Yargas.
Imagem: Divulgação
Renatta Gabrielli é uma destas poucas pessoas que fazem aniversário apenas a cada 4 anos. Nascida no dia 29 de fevereiro de 1980, ela foi registrada no dia 1º de março, data em que comemora o aniversário nos anos normais. Mas Renatta conta que, nos anos bissextos, ela faz duas festas.
Se a única forma de crescer fosse fazendo aniversário na data correta, Renatta não seria nem adolescente ainda.
O astrônomo José Manoel Luís da Silva, diretor do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, explicou que o ano solar tem na verdade 365 dias e 6 horas e que o acumulado em quatro anos se transforma no dia extra em fevereiro.
O ajuste garante que as estações e outros eventos astronômicos se mantenham na mesma época do ano com o passar dos séculos.
Já o nome de bissexto vem da forma como os romanos contavam os dias. Eles faziam a contagem regressiva para o mês seguinte. De quatro em quatro anos, incluíam o dia extra depois do sexto dia antes de março. Então consideravam que esse era um ano com dois sextos, o bissexto.
E brincando com a ideia de repetição, Nestes anos com a data verdadeira do aniversário, Renatta Gabrielli considera que tem direito ganhar dois presentes.
Repórter Amanda Yargas