Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Entrada de fertilizantes por Paranaguá aumentou 14%

Por Jornalismo. Publicado em 14/06/2022 às 08:48.

Entrada de fertilizantes por Paranaguá aumentou 14%.//

Estimativa prevê aumento de 60% na movimentação da rodoviária de Curitiba no feriado.//

Fiocruz indica que variante BA.2 da Ômicron, mais transmissível já é dominante no país.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


Movimentação de fertilizantes pelos portos do Paraná cresceu 14% entre janeiro e maio deste ano. Foram mais de 4,7 milhões de toneladas de adubos. Paranaguá é o principal porto de entrada do fertilizante que chega ao Brasil e os armazéns privados estão trabalhando com 3,5 milhões de toneladas armazenadas, a capacidade máxima. O aumento já era uma tendência mas foi impulsionado pelo conflito na Ucrânia.

O feriado de Corpus Christi deve aumentar 60% a movimentação no Terminal rodoviário de Curitiba. Estão previstos cerca de 18 mil embarques na quarta-feira (15). e mais de 7 mil, na quinta-feira. A maior parte dos viajantes vai ao interior do Paraná, destino de 45% dos passageiros, seguido de Santa Catarina, Litoral do Paraná e São Paulo.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) identificou que a linhagem BA.2 da Ômicron se tornou dominante no Brasil, substituindo a linhagem BA.1. Esta nova linhagem é mais transmissível que a anterior e a Fundação também registrou outras variantes entre maio e junho: BA.4, BA.5 e BA.2.12.1. Segundo a instituição, todas estas linhagens apresentam características que levam a um contágio maior