Enxaqueca é a doença que mais incapacita pessoas com idade entre 18 e 50 anos. Nesta quinta-feira (19), é Dia Nacional de Combate à Cefaleia.
Quase todo mundo um dia já sofreu ou ainda vai saber o que são os incômodos de uma cefaleia. E a enxaqueca, um tipo também muito comum de cefaleia primária, é a doença que mais afeta a funcionalidade das pessoas com idade entre 18 e 50 anos, no mundo. A doença é a que representa a maior queixa no consultório dos neurologistas.
De acordo com o neurologista Paulo Faro, chefe do Setor de Cefaleia do Instituto de Neurologia de Curitiba, a enxaqueca se apresenta como uma dor de cabeça em um só lado da cabeça, de moderada a severa. Pode ser associada a náuseas e também pode piorar com a exposição da pessoa à luz ou a alguns tipos de odores, e também ao fazer algum esforço físico, como subir escadas. O médico ressalta que a alimentação também serve como gatilho para a enxaqueca, além da menstruação, no caso das mulheres.
SONORA 1
O diagnóstico da enxaqueca é feito por meio da consulta com especialista. Paulo Faro explica que exames complementares podem ajudar a descartar outras causas que possam simular uma enxaqueca. Uma das opções de tratamento é o uso de medicamentos específicos para controlar as crises.
SONORA 2
Para aquelas pessoas que já tentaram vários tratamentos com medicamentos, além dos alternativos, e ainda assim sofrem com dores intensas de cabeça, o neurologista recomenda que procure um especialista e procure modificar o estilo de vida.
SONORA 3
Repórter Grasiani Jacomini