Escolas reforçam segurança para retorno das aulas.//
Governo do Estado abre seleção para PMs ingressarem nos colégios cívico-militares.//
Autoridades de diferentes países discutiram como tornar públicas as ações ambientais em Foz do Iguaçu.//
Com Jomar Valença
Escolas Estaduais reforçam a segurança para retorno das aulas, programado para o dia 24 desse mês. Em Cambé, na Região Metropolitana de Londrina, os colégios terão sistema de videomonitoramento e totem de segurança. A medida se deu após o ataque que vitimou dois estudantes do Colégio Estadual Helena Kolody, que hoje completa um mês.
**
Uma semana após o Governo Federal anunciar o encerramento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), o governador Ratinho Junior (PSD) anunciou a abertura de processo seletivo para que policiais militares (PMs) atuem nos colégios cívico-militares do Paraná. As 12 escolas da rede estadual que pertencem ao modelo nacional migrarão para a gestão estadual no início do próximo ano letivo. Além destes, outros 194 colégios cívico-militares do próprio Estado já fazem parte do programa estadual.
**
As instituições superiores de 18 países estão criando um meio de reunir em um único site, o ClimateScanner, informações sobre o que as nações estão fazendo ou não para preservar o meio ambiente e diminuir as emissões de gases poluentes. O Brasil foi representado pelo Tribunal de Contas da União em um encontro que reuniu especialistas em Foz do Iguaçu, no Oeste, nesta semana. Autoridades discutiram como tornar públicas as ações de países. Estudos apontam que se nada for feito a temperatura média do planeta pode aumentar até 2 graus nos próximos 20 anos.