Dia Mundial do AVC é utilizado para conscientizar a população dos cuidados com a saúde e como evitar entrar na estatística de grande parte da população brasileira.
Por Marinna Prota
O Acidente Vascular Cerebral é considerado a segunda maior causa de morte por doença no Brasil, ficando atrás apenas do infarto. Segundo a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares o AVC pode ocorrer em pessoas de qualquer idade e 70% daqueles que sofrem o chamado derrame não retornam ao trabalho, outros 50% ficam dependentes de outras pessoas. O médico neurologista Rodrigo Leite Morais explica quais são os fatores de risco para esta doença.
SONORA
Existem dois tipos de AVC, o isquêmico, onde há o entupimento de uma veia e o hemorrágico, onde há o rompimento da veia e a criação de um coágulo de sangue no cérebro. O especialista detalha que os danos causados por ambos dependem da região atingida.
SONORA
Levar o paciente para um hospital dentro das primeiras quatro horas do início dos sintomas é primordial para evitar sequelas mais complexas. Além disso, o médico alerta que prevenir é o melhor remédio.
SONORA