Estado fecha as contas de 2021 com saldo positivo de 7,2 bilhões.//
4 aeroportos paranaenses são privatizados, empresa assume em março.//
Paraná ultrapassa marca de mil casos de dengue desde agosto.//
As informações com Anderson Luís.
Giro de Notícias – Manhã
O Paraná fechou 2021 com um superávit de 7,2 bilhões de reais. Segundo a Fazenda estadual, o resultado positivo foi favorecido pelo aumento da arrecadação, principalmente de combustíveis, impulsionada pela inflação de mais de 10%. No entanto, o secretário da pasta, Renê Garcia Júnior, se mostrou pessimista em relação a economia, disse que o resultado é uma ilusão gerada pela inflação e que o país deve entrar em uma recessão em 2022.
Os aeroportos de Londrina, no norte do estado, e o aeroporto Bacacheri, em Curitiba, passam a ser operados pelo grupo CCR a partir de 9 de março. No dia 31, a empresa assume o comando também do aeroporto de Foz de Iguaçu, no oeste, e o Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital.
A CCR recebeu ainda a concessão de outros 12 aeroportos brasileiros nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Goiás e Tocantins. O investimento previsto no total é de R$ 4,86 bilhões, ao longo de 30 anos.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná registrou em uma semana mais 159 casos de dengue. Desde o início deste ciclo epidemiológico, em agosto de 2021, foram 1.110 diagnósticos da doença, sem óbitos. Há ainda, 3.291 casos em investigação. Até o momento, 153 municípios tiveram confirmações da doença, sendo que em 112 cidades os casos foram contraídos na própria localidade.