Festas de final de ano podem impactar ainda mais os bancos de sangue do Paraná, que já estão com estoques muito baixos. Hemepar pede doações antes das férias para garantir abastecimento dos hospitais do Estado.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) já sofreu bastante impacto da pandemia durante todo o ano de 2020 nas doações de sangue. Com a proximidade das festas de fim de ano, período em que tradicionalmente diminui a doação de sangue, a situação ficou ainda mais crítica.
De acordo com a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, o estoque dos bancos de sangue está próximo do limite. Por isso, ela fez um apelo para que as pessoas não deixem de fazer as doações nesse período.
SONORA
O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.
Quem quiser e puder doar, o processo está sendo feito por agendamento. Todas as pessoas que estiverem bem de saúde e que tenham de 18 a 59 anos podem doar.
SONORA
Mais informações pelo telefone 0800 645 4555, ou no hemocentro mais próximo da sua localidade.
Repórter Juliana Sartori