O Hemepar avisou que os estoques de sangue estão baixos e pede doação também de quem já teve covid-19 para ajudar quem está enfrentando a doença nesse momento.
Cada bolsa de sangue pode produzir até quatro hemocomponentes. Com a redução de 13% no número de doadores entre fevereiro e março no Estado. Os estoques foram afetados na proporção de 33%. Por isso, a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, faz um apelo à população.
SONORA
O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. O agendamento das doações pode ser feito no site da Secretaria de Estado da Saúde. Vale lembrar que quem tomou vacina pode fazer a doação normalmente, desde que aguarde o período estipulado para cada tipo de vacina.
Quem já teve covid, também pode ajudar doando plasma, a parte líquida do sangue que concentra os anticorpos. Para doar o plasma, o paciente recuperado deve esperar 45 dias do teste positivo ou 30 dias após o fim dos sintomas.
SONORA
Segundo a diretora, o Hemepar tem um protocolo de medidas para evitar a transmissão da covid-19 e garantir a segurança dos doadores e funcionários.
SONORA
Amanda Yargas