A partir desta quinta-feira (14), uma nova onda de calor está prevista para atingir o Paraná; especialista orienta sobre práticas preventivas para proteger a saúde diante desses desafios ambientais. Confira!
Por Fernanda Nardo
A partir desta quinta-feira (14), uma nova onda de calor está prevista para atingir extensas áreas do país. Por causa dessas temperaturas acima da média para 15 estados e o Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo” até domingo (17). A onda também afeta o Paraná. No norte e oeste do Estado, as temperaturas devem oscilar entre 37°C e 39°C, segundo o Inmet. Já na capital, as máximas devem chegar aos 34°. A onda de calor acontece quando temos uma alta de até 5°C na temperatura média do período por vários dias. O pesquisador no Laboratório de Climatologia da UFPR, Wilson Flavio Feltrim, destaca que essa onda de calor pode causar o que os especialistas chamam de estresse térmico, que afeta diretamente o organismo.
SONORA
O estresse térmico é um fenômeno sério que exige atenção, especialmente em ambientes propensos a condições extremas de temperatura. Ao adotar práticas preventivas e entender os sinais de estresse térmico, é possível proteger a saúde e bem-estar diante desses desafios ambientais. Feltrim dá algumas dicas para evitar esses problemas relacionados ao calor.
SONORA