O Governo do Paraná informou, na manhã desta sexta-feira, que o pedido de registro da vacina russa para a Covid-19 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve ser feito em até 10 dias. As informações com Juliana Sartori.
Giro de Notícias Manhã – COM TRILHA
Giro de Notícias Manhã – SEM TRILHA
O Governo do Paraná informou, na manhã desta sexta-feira, que o pedido de registro da vacina russa para a Covid-19 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve ser feito em até 10 dias. Um estudo com resultados preliminares da vacina foi publicado nesta sexta na revista científica “The Lancet”, uma das mais importantes do mundo. De acordo com a publicação, a vacina não teve efeitos adversos e teve bons resultados. O governo estadual informou que estes resultados já tinham sido compartilhados com o Tecpar no final de agosto, e que o protocolo do pedido já está sendo elaborado. A expectativa do governo é que, em cerca de um mês, após a liberação da Anvisa, os testes devem começar a ser feitos com 10 mil profissionais de saúde voluntários no estado.
Ladrões armados arrombaram uma agência bancária em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, e explodiram o cofre, na madrugada desta sexta-feira. Segundo testemunhas, algumas pessoas que passavam pelo local foram rendidas pelos assaltantes. A cidade fica a 25 quilômetros de Londrina e tem cerca de 15 mil habitantes. A agência ficou parcialmente destruída com portas e janelas quebradas, mas o dano maior foi causado na parte dos fundos, onde estava localizado o cofre. Os moradores que foram rendidos não ficaram feridos. Antes de fugir, os ladrões dispararam tiros contra a sede do Corpo de Bombeiros da cidade. No local, também não houve feridos.
Um grande desafio para a saúde publica do Paraná neste final de semana é que, além do feriado nacional, segunda-feira dia 7, em Curitiba também é feriado na terça dia 8 – dia da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz Dos Pinhais. E com um feriadão destes muitos curitibanos pretendem viajar e a principal rota é justamente o litoral do estado. As cidades litorâneas, no entanto, já comunicaram que vão ter uma série de restrições com relação a aglomerações, algumas inclusive proibindo banho de mar. A fiscalização também vai ser reforçada. Um desafio imenso em que deve prevalecer o bom senso da população.