
Etapa estadual da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação foi realizada em Curitiba
Repórter Flávia Cé. Supervisão de Alice Lima – uma parceria Rede AERP de Notícias e Agência Escola UFPR
O Paraná viveu dois dias intensos de muita Ciência e Tecnologia. Pesquisadores, estudantes, poder público e terceiro setor se reuniram na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação nos dias 3 e 4 de abril na Universidade Tecnológica do Paraná. O 1º Vice-Presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Curitiba, Walmor Cardoso Godoi, explica a importância de eventos como esse para as políticas públicas:
SONORA
Com o tema “Justiça, sustentabilidade e desenvolvimento”, a Conferência propõe a participação cidadã nos debates, para formular políticas públicas do segmento científico e tecnológico que fortaleçam a democracia e o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Os debates são construídos em sete Grupos de Trabalhos, ou GTs, que formulam cenários sobre questões a serem discutidas.
A assessora de Comunicação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Rosislene de Fatima Fontana, é moderadora do GT1, que discute “Os desafios do financiamento e gestão da pesquisa e inovação para a promoção da Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento”. Rosislene comenta:
SONORA
Além dos Grupos de Trabalho, a programação do evento inclui apresentações culturais, o lançamento do livro “Direito de Patentes na Pesquisa Universitária”, painéis e palestras sobre ciência, tecnologia e inovação. No segundo dia, foram apresentados, em plenárias, as propostas definidas por cada GT.
O objetivo é levar estas proposições até à Conferência Regional, que acontecerá nos dias 25 e 26 de abril, também em Curitiba. Estes dois eventos integram a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília. Essa conferência analisará os programas e planos da Estratégia Nacional, propondo recomendações para serem executadas a longo prazo pelo setor de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O anfitrião do evento e reitor da UTFPR, Marcos Schiefler, destaca a diferença que um evento como esse faz para estudantes universitários.
SONORA