Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ex-prefeito acusado de matar adversário político é absolvido em júri popular

Por Jornalismo. Publicado em 27/06/2022 às 08:27.

Ex-prefeito acusado de matar adversário político é absolvido em júri popular.//

Obra de revitalização da orla de Matinhos avança. MP questiona.//

Governo convoca policiais aprovados em concurso e aumenta efetivo da corporação.//

As informações com Anderson Luís.


Giro de Notícias – Edição da Manhã


O ex-prefeito de Piên, na Região Metropolitana de Curitiba, Gilberto Dranka, e Leonides Maahso, ex-presidente da Câmara Municipal da cidade, foram absolvidos. Eles foram acusados de terem planejado o assassinato de Loir Drêveck, eleito para comandar a cidade em 2016. A absolvição foi decidida em júri popular, que começou na terça-feira e terminou na madrugada deste domingo. Outros dois réus, Ovandir Pedrini e Amilton Padilha, acusados de terem matado a vítima, foram condenados.

O governador Ratinho Júnior autorizou oficialmente neste final de semana o início da dragagem de areia para a revitalização da Orla de Matinhos, mesmo com a reiteração de suspensão das obras e do contrato. Na sexta-feira o pedido de tutela antecipada assinado pela promotora Dalva Marin Medeiros remeteu novamente o assunto à ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná e Ministério Público Federal em agosto do ano passado, que pede a suspensão das obras. Durante a cerimônia desta primeira etapa, em Caiobá, o governador Ratinho Júnior afirmou que as obras no litoral seguem sendo executadas e até novembro a dragagem vai ser concluída, permitindo o avanço de outros projetos.

O governador Ratinho Junior assina na manhã desta segunda-feira o ato que formaliza a convocação de dois mil policiais militares e 400 bombeiros nas corporações. Eles foram aprovados em concurso público e vão reforçar os atuais quadros da segurança no estado. A tarde, o projeto enviado pelo governo à Assembleia Legislativa do Paraná que atualiza o efetivo da Polícia Militar está pautado para entrar na ordem. A matéria fixa o efetivo da PM em 28.416 militares estaduais. Segundo o Executivo, o número adicional de 468 militares estaduais é necessário devido a expansão das atividades da corporação. A matéria será votada junto com outros dois projetos que envolvem a área de segurança.