
Exploração de calcário e mármore cresce 19% no Paraná
Expo Londrina começa a ser montada nesta segunda
As informações com Mauro Contti
A arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) das rochas carbonáticas (calcário, dolomito, mármore) teve um aumento de 19% de 2021 para 2022, passando de R$ 8 milhões e 300 mil para R$ 9 milhões e 900 mil no Paraná. O valor corresponde à utilização de 19 milhões e 600 mil toneladas dos minerais, empregados para a fabricação de cimento, cal, corretivos agrícolas e outros usos industriais.
Esses são os dados mais recentes e constam no Informe Mineral, divulgado pela Divisão de Geologia/Diretoria de Gestão Territorial do Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
////
Nesta segunda-feira (10), o Parque Ney Braga Eventos começou a receber a montagem da 63ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, realizada pela Sociedade Rural do Paraná. Nos próximos dias, o local passará por uma transformação para receber expositores de todas as regiões do país. Ao todo, cerca de 300 estandes serão montados, além de espaços dedicados a concessionárias, empresas de maquinário e fornecedores de equipamentos agrícolas.