Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Explosão em fábrica de explosivos em Quatro Barras deixa mortos e feridos

Por Redação. Publicado em 12/08/2025 às 13:00.

Explosão em fábrica de explosivos em Quatro Barras deixa mortos e feridos

Paraná registra saldo de 92,5 mil novas empresas entre janeiro e julho

As informações com Mauro Contti


Na manhã desta terça-feira (12) uma explosão foi registrada dentro de uma fábrica de explosivos em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba.
Segundo as informações preliminares do Corpo de Bombeiros 15 pessoas teriam sido vítimas da situação que ocorreu por volta das 6h. No entanto, em uma entrevista coletiva, o secretário de Segurança Pública do Estado, Hudson Teixeira afirmou que oito trabalhadores estavam no local onde houve o foco da explosão. Ainda não há confirmação de mortos e feridos, mas há vítimas fatais.
A brigada de incêndio da empresa iniciou os atendimentos e Corpo de Bombeiros controlou os focos para poder iniciar os atendimentos e resgates. Ainda não há informações sobre o que pode ter iniciado a explosão.

Entre janeiro e julho de 2025, o Paraná registrou saldo positivo de 92.528 novas empresas, alta de 15,17% em relação ao mesmo período de 2024, segundo a Junta Comercial do Paraná (Jucepar). O número considera a diferença entre aberturas e baixas, com destaque para 220.598 novos empreendimentos, crescimento anual de 19,46%. A maioria das empresas abertas é de Microempreendedores Individuais (74%), seguida por sociedades limitadas (24,2%) e empresários individuais (1,47%).

Somente em julho, o saldo foi de 11.865 empresas, com 27.245 aberturas e 15.380 baixas. O período também marcou recorde no tempo médio de abertura, com 7h52, frente à média nacional de 1 dia e 6h. Entre janeiro e julho, 24.953 empreendimentos foram beneficiados pelo Selo de Baixo Risco, que dispensa alvarás e licenças para determinadas atividades, número que deve aumentar em setembro com a ampliação de atividades contempladas.