Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Falsa enfermeira é presa em Apucarana com doses de vacina contra a Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 17/05/2021 às 09:00.

Falsa enfermeira é presa em Apucarana com doses de vacina contra a Covid-19.//

Ocupação de leitos UTI SUS Adulto no Paraná chega a 96%.//

Maringá avança na vacinação para pessoas com comorbidades e professores entre 53 e 59 anos.///

As informações com Juliana Sartori.


Giro de Notícias Manhã COM TRILHA

Giro de Notícias Manhã SEM TRILHA

 

Uma mulher foi presa em flagrante pela Polícia Civil neste sábado em Apucarana, no noroeste do estado, com doses de vacina contra a Covid-19. De acordo com informações do Ministério Público do Paraná, a promotoria recebeu uma denúncia de que uma falsa enfermeira teria oferecido doses de vacina anticovid, por meio de mensagens no WhatsApp, a pessoas que não fazem parte do grupo prioritário estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização. Ela havia sido admitida para trabalhar como voluntária na imunização contra a Covid-19 no município. A suspeita foi presa em flagrante pelo crime de peculato e poderá responder ainda por falsidade ideológica e infração de medida sanitária. As investigações seguem para tentar identificar o possível envolvimento de servidores públicos na subtração das doses. Será apurada também  a eventual responsabilização de pessoas que possam ter sido beneficiadas com a aplicação da vacina.

 

A taxa de ocupação dos 1.891 leitos de UTI SUS Adulto, exclusivos para Covid-19 em todo o Paraná, estava em 96% neste domingo, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde. A Secretaria da Saúde divulgou também, mais 5.083 casos confirmados e 73 mortes pela Covid-19 no Paraná. Somente nas últimas 24 horas foram 3.180 novos casos e 23 mortes pela doença. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma mais de um milhão de casos confirmados e 24.527 óbitos.

 

A partir desta segunda, Maringá, amplia a vacinação de pessoas com comorbidades e trabalhadores da educação contra a Covid-19. A prefeitura atualizou a faixa etária para aplicação das doses, neste público. Devem procurar os pontos de vacinação pessoas de 53 a 59 anos, com deficiência permanente grave cadastradas no BPC, com comorbidades, trabalhadores da educação, além de idosos acima de 60 anos, pessoas com síndrome de Down e doença renal crônica em diálise.