Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Faturamento do varejo paranaense teve alta de 4,03%

Por Comunicação. Publicado em 12/04/2023 às 13:20.

Faturamento do varejo paranaense teve alta de 4,03%.//
Estado acumula 144 casos de febre chikungunya.//
Professor suspeito de injúria contra estudantes é liberado pela Justiça.//

Com Jomar Valença

O volume de vendas do comércio paranaense teve crescimento de 4,3% em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período de 2022. Os melhores desempenhos foram nos setores de livrarias e papelarias (19,75%), concessionárias de veículos (15,04%) e combustíveis (13,84%). O Sudoeste do Paraná foi a região onde os varejistas registraram maior elevação no comércio, com aumento de mais de 10% nas vendas, principalmente nos setores de materiais de construção (22,53%) e concessionárias de veículos (21,47%). Os dados são da Federação de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
**
O Paraná confirmou 37 casos novos de febre chikungunya na ultima semana. Conforme o novo boletim publicado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta terça-feira (11), agora, o estado acumula 144 registros da doença desde agosto de 2022. O monitoramento da chikungunya é feito com maior rigor devido ao surto da doença no Paraguai. Entre os casos confirmados, 74 são autóctones – ou seja, foram contraídos dentro do próprio município de residência do paciente. Outros 44 registros foram importados de outras regiões. Ainda, 775 casos suspeitos são investigados.
**
A Justiça mandou soltar o professor suspeito de praticar injúria racial contra duas estudantes, de 15 e 16 anos, do Colégio Estadual Olavo Bilac, em Ibiporã, norte do Paraná. Segundo a polícia, crime teria acontecido durante debate sobre racismo em sala de aula. Conforme a decisão judicial, “não se evidenciou circunstâncias fáticas que, por si só, demonstrem a periculosidade social do autuado e o risco do seu estado de liberdade”.