Ferrovia entre Paraná e Mato Grosso do Sul passará por 49 cidades.//
Ex-vereadora Kátia Dittrich é condenada por improbidade administrativa por exigir parte do salário de assessores.//
Novos pedágios no Paraná podem ter aumento antes de leilão.//
Com Jomar Valença
Até o dia 27 de maio, serão realizadas no Paraná audiências públicas para apresentação dos estudos de impactos ambientais da construção da Nova Ferroeste. A obra prevê a ligação por trilhos de Paranaguá a Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu que permitirá a captação de carga do Paraguai e da Argentina. Segundo a Ferroeste, a nova ferrovia vai passar por 49 cidade, sendo oito no Mato Grosso do Sul e 41 no Paraná. O custo total da obra é estimado em R$ 29,4 bilhões.
**
A ex-vereadora de Curitiba Kátia Dittrich (SD), conhecida como Kátia dos Animais de Rua, foi condenada por improbidade administrativa em um processo civil por exigir parte dos salários de assessores de gabinete, entre 2017 e 2020. A Justiça determinou suspensão dos direitos políticos de Kátia por cinco anos, além do pagamento de R$ 1 mil, referentes ao valor desviado ao patrimônio, e pagamento de multa. Kátia pode recorrer da decisão.
**
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou que as tarifas dos novos pedágios do Paraná podem ter aumento de 30% antes mesmo do leilão para as novas concessões. A justificativa é que a inflação e o aumento de custos impactaria a projeção das tarifas. O estudo levou em conta apenas o lote 1, mas a tendência de alta pode se repetir para todos os 6 lotes previstos nas novas concessões. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná alegou que não foi informado oficialmente do possível aumento nas tarifas.