Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Fila de espera por leitos de Covid-19 triplica em maio no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 24/05/2021 às 09:28.

Fila de espera por leitos de Covid-19 triplica em maio no Paraná.//

Mais de 300 carros foram barrados na entrada de Guaratuba no final de semana.//

Temporal deixou mais de 103 mil casas sem luz nas regiões oeste e sudoeste.///

As informações com Juliana Sartori.


GIRO DE NOTÍCIAS MANHÃ COM TRILHA

GIRO DE NOTÍCIAS MANHÃ SEM TRILHA

A espera por um leito para tratamento de Covid-19 mais que triplicou no Paraná no mês de maio. Neste domingo, a fila tinha 1078 pessoas na espera – eram 489 no aguardo por um leito de UTI e 500 por um leito clínico comum. No dia 1º de maio, a fila tinha 300 pessoas. Os dados são do relatório diário de Ocupação por tipo de leito SUS por casos suspeitos/confirmados de Covid-19, fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde. A maior fila de espera por leitos foi registrada em 16 de março, com 1.357 pessoas.

 

As barreiras sanitárias instaladas em dois pontos da PR-412, nos acessos a Guaratuba, orientaram o retorno de 332 carros entre sexta-feira e sábado. Devido ao aumento de casos de coronavírus, o município não permite o acesso de turistas ou de pessoas que não justifiquem a permanência na região. De acordo com a prefeitura de Guaratuba, só podem entrar na cidade moradores, trabalhadores da região e prestadores de serviço. Guaratuba não foi a única. Paranaguá e Pontal do Paraná também montaram barreiras para impedir a entrada de visitantes no fim de semana. Em Morretes e Antonina, é permitida a passagem de turistas, mas a um limite de 5 mil pessoas por dia. Matinhos e Guaraqueçaba não estão adotando barreiras.

 

Após o registro de temporais na região oeste e sudoeste, cerca de 103 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica no final de semana. O balanço foi divulgado neste domingo pela Copel. Conforme a companhia, as equipes de Emergência e Manutenção conseguiram restabelecer a energia da maior parte das unidades, mas ainda trabalhavam no domingo para normalizar o serviço de 3,6 mil imóveis. Os municípios com maior volume de serviços foram Laranjeiras do Sul, na região central, Pato Branco, no sudoeste, Cascavel e Foz do Iguaçu, no oeste, segundo a Copel.